sábado, 4 de abril de 2009

Ocupação Cultural e Integração Comunitária


O Ateliê Santos – localizado na Rua Visconde de Vergueiro nº 6, no bairro do Valongo abriga a produção do artista plástico Fabricio Lopez e é um núcleo da Associação Cultural Jatobá, desde sua fundação em 2007.
O ateliê pretende ser um ponto difusor e catalisador do movimento entitulado “Ocupação Cultural e Integração Comunitária”, articulando atividades coletivas para serem desenvolvidas na região do centro histórico, tendo como premissa o estabelecimento de espaços para produção e troca de conhecimento em diversas áreas, e que favoreçam o livre fluxo entre moradores e visitantes do bairro.
No dia 30 de abril o Ateliê Santos promoverá uma caminhada do Valongo ao Paquetá e um passeio de catraia no porto para desenhar, fotografar, gravar, filmar ou simplesmente respirar a atmosfera do estuário.
Mais informações: www.ateliesantos.blogspot.com / ateliesantos@gmail.com

6 comentários:

  1. Não conhecia o Ateliê, aliás, simplesmente do caralho a idéia. Integrar os moradores do Valongo e arredores. O lugar que tu escolheu talvez tenha sido o mais interessante pra isso, torcemos aqui que dê muito certo. E a idéia de sentir a atmosfera do estuário, nossa, fodido.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Oi fabrício.
    Como posso participar do evento?
    no dia 30 de abril, nos encontramos a que horas no Valongo?
    Abrs,
    Ulysses Bôscolo.

    ResponderEliminar
  3. Estive recentemente em Santos (domingo passado) e constatei a privatização generalizada do Porto... além de muitos acessos antes "livres" estarem assim... "fechados". Estão construindo um baita viaduto por lá... passando entre os antigos galpões de açucar além do que boa parte dos paralelepípedos de granito (de época) foram arrancados dos lugares e amontoados aos montes pelas poucas e esburacadas vias de acesso do Valongo em direção a Ponta da Praia e visse versa.
    Lembra-se daquele artista que desenhava no porto? Acredito que em algum lugar ele ainda possa estar desenhando por que não vi nenum grafite novo... nenhuma palavra rabiscada, nenhum protesto em forma de grafite-contêiner!! Tudo foi pintado por algum FDP...por alguma empresa daquelas Citrosucos da vida e tudo Fabrício... tudo, tudo me pareceu um pouco morto... quase irreconhecível desde que, pela última vez estive nas docas... observando o volume de desenhos que tomavam conta do porto como uma rede... como uma densa rede de desejos e poemas gravados-pintados e sugeridos como um livro, interpretado por um vândalo ou por um artista inspirador entre as cores amarelas do ouro perdido ou dos cinzas, no cume da Serra do Mar.
    O Porto está limpo!
    Abrs.
    Ulysses Bôscolo.

    ResponderEliminar
  4. OIe!! Profº queremos fazer parte deste passeio , com certeza vou fazer uma arrastão por aqui um grande abraçoo
    cilene Artes Visuais 6º semestre

    ResponderEliminar
  5. Filtro Coral.... como andam as coisas! Um ano de fotografias. Despeje tudo aqui!
    Forte abraço, Fabrício,
    Ulysses.

    ResponderEliminar
  6. Olá Fabrício, linda a foto de abertura do site, janela do seu ateliê?

    estarei em santos esta semana segunda 25.05
    vamos nos encontrar...
    abraço.

    ResponderEliminar